domingo, 26 de junho de 2011

Carta escrita pela nossa companheira Priscila ACE de Itabira

CÓPIA DA CARTA ENTREGUE A JÔ MORAES




Itabira, 24 de junho de 2011

Querida Jô,

 Bom dia!

Meu nome é Priscila Miranda e sou ACE em Itabira-MG.
Fiquei muito feliz quando na audiência do dia 9 de junho de 11, vi que você fazia parte da comissão especial. Agora tenho certeza que estamos bem representados, pois sempre fui uma grande admiradora do seu trabalho.
Sei que nem tudo está ao alcance de vocês resolverem, mas sei também que você tem acesso aos outros deputados da comissão e que alguns deles não têm nem noção do que nós ACS e ACE passam em nosso dia a dia.
 Vou resumir o que acontece no meu município e gostaria que você tirasse um  xerox desta e entregasse a cada um deles ou que em uma das reuniões lesse em público, pois é muito importante para mim e para todos os agentes que estão na mesma situação e que a única coisa que lhes resta é a esperança de que dias melhores virão.
 Bom, em Itabira trabalhamos oito horas por dia (de 7h às 17h) com duas horas de almoço.
 Recebemos um salário base de 433,53 reais e um cartão alimentação de $102,00. Não recebemos insalubridade (que já está na justiça a mais de dois anos), temos contato direto com lixo, pois em terrenos baldios somos obrigados a recolher estes que param água; usamos um larvicida que tem feito mal a vários colegas, inclusive a mim, causando dor de cabeça, náuseas, tontura, etc.; Carregamos uma bolsa pesada que está causando problemas na coluna de vários colegas; o sol (principalmente da tarde) castiga, muitos passam mal, pois somos proibidos de assentar durante trabalho. Durante nosso dia de trabalho nos deparamos com vários animais (cobra, escorpião, aranha, cachorro, e nesta época os que mais nos prejudicam, carrapato, pulga e bicho de pé). Geralmente terminamos o dia cheio de picadas de carrapato. Subimos em imóveis para o tratamento e vedação de caixa d’ água, lembrando que não temos os E.P.I’ s  que precisaríamos para nossa segurança.
Estas são apenas algumas situações que enfrentamos em nosso dia a dia.
Nós que salvamos vida, não temos valorização nenhuma por parte de nossos gestores municipais e se não houver alguma lei que os obrigue a mudar e a valorizar, vamos continuar enfrentando.
Olha, apesar de tudo a maioria dos agentes trabalham com amor, amam o que fazem e quando largam essa profissão é porque precisam dar uma vida melhor para suas famílias.
Em Itabira, somos estatutários, mas eles dizem que não temos um cargo e sim uma função e por isso, do estatuto, só temos os deveres, não temos direito a qüinqüênio, férias premio, plano de carreira, etc.
Jô, como havia dito no começo, só nos resta a esperança de melhoras e está nas mãos de vocês parlamentares ajudarem para que isso ocorra.
Peço a todos vocês da comissão especial e da frente parlamentar, mais que apoio, responsabilidade com as reuniões; peço a vocês que dêem o melhor de si a essa categoria tão sofrida, mas tão apaixonada pela profissão.

Desde já, agradeço,

ACE Priscila

Nenhum comentário: