quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CONACS: CONVOCAÇÃO GERAL URGENTE

Foto -  ACS Luciano Silva
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

A CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, por intermédio de sua Diretora Presidente, vem por meio desta CONVOCAR, todos os ACS e ACE do País para participarem da “1ª VIGÍLIA NACIONAL DO PISO SALARIAL DOS ACS E ACE”, que se realizará nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2011, na Esplanada dos Ministérios, Brasília -DF a partir das 08:00 horas da manhã do dia 03/10, com montagem de acampamento, e Mobilização junto aos Ministérios da Saúde, Planejamento e Casa Civil. Na programação ainda deverá constar Seção Solene em comemoração do dia Nacional dos ACS (04/010) realizada pela Câmara de Deputados Federais, e reuniões com o Governo Federal e Lideranças do Congresso Nacional, a fim de se concluir as negociações de regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.

Esclarecemos que esta mobilização é em caráter de urgência e está sendo promovida com o objetivo de obtermos uma posição do Governo Federal diante da regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE. A presença e participação de todas as Federações filiadas à CONACS, sindicatos da categoria, ACS e ACE e simpatizantes da causa, será fundamental para a conquista dos nossos objetivos de aprovação do Piso Salarial Nacional.

É de igual forma fundamental que todos os colegas ACS e ACE, independentemente de serem ou não filiados a alguma Federação ou Sindicado da categoria se mobilizem e venham em caravanas, pois agora precisamos de todos em Brasília!

OBS: Em tempo, informamos que esta mobilização será organizada pela CONACS e demais entidades sindicais envolvidas no movimento, e as acomodações serão disponíveis na forma de acampamento, e recomendamos que os participantes tragam suas barracas, colchonetes, roupa de cama, banho, utensílios de higiene pessoal, animação, coragem e muita determinação, tudo depende de nós! Maiores informações serão disponibilizadas a qualquer momento via site www.conacs.com.br , podendo entrar em contato via telefone 062 9949-8365 / 8196-3838, 062 3505-1315 (13:00h às 17:00h), ou ainda por e-mail conacs2011@hotmail.com.

Sem mais para o momento e certa de contar com a presença e participação de todos, envio votos de amizade e apreço.

A União faz a força!

Ruth Brilhante de Souza
Presidente da CONACS

Contatos:
Conacs2011@hotmail.com
Fone/fax: 062 3505-1315 ou 62 9949-8365

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Governo do Estado apoia criação de salário mínimo regional



O Governo do Estado apoia a criação do salário mínimo regional. A informação é do secretário adjunto de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Augusto Martins Rabelo, que participou, nesta sexta-feira (26/8/11), do Ciclo de Debates Piso Salarial em Minas Gerais. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, marcou o recebimento oficial de um projeto de lei de iniciativa popular propondo um salário mínimo estadual.

"O governo não vai ficar omisso nesta questão. Queremos fazer o melhor projeto de piso salarial do Brasil", afirmou o secretário adjunto. Segundo Hélio Rabelo, o vice-governador Alberto Pinto Coelho é o interlocutor do Estado com o movimento sindical. De acordo com ele, será feito um diagnóstico dos impactos da criação do piso regional, para saber quem será prejudicado com sua implantação.

Para o diretor da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Marcos de Abreu e Silva, os produtores rurais não temem a adoção do piso salarial regional. "Não temos medo de elevar a renda dos cidadãos, que são o mercado para quem produz alimentos. Queremos que todo o segmento econômico se desenvolva com harmonia", afirmou.

Ele ponderou, no entanto, que o setor agrícola é formado por segmentos com variados graus de dependência de mão de obra, que serão impactados de forma diferenciada com a elevação dos salários. E destacou que, nos últimos seis anos, o custo da mão de obra na agricultura aumentou 93%, enquanto os preços pagos aos produtores rurais cresceram apenas 52%.

O presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB-MG), Gilson Luiz Reis, citou números que evidenciam o bom desempenho da economia mineira em todos os setores, para justificar que o Estado tem condições de arcar com os custos do salário mínimo regional. Ele lembrou que Minas Gerais representa o terceiro maior PIB do País, mas fica em 11o lugar no ranking dos salários pagos aos trabalhadores.

"Não há justificativa para não se implementar o piso regional em Minas. Dizer que a pobreza no Jequitinhonha inviabiliza o piso não é verdade", afirmou. Segundo Gilson Reis, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, que já criaram seus salários mínimos, também há grande diversidade regional. Ele ainda defendeu a adoção do salário mínimo regional como instrumento de combate à miséria.

Fonte : ALMG